2006-12-13

personal views 2007


vejam os convidados das próximas personal views de 2007, prometem...

5 comments:

João Oliveira said...

promete...

a.cruz said...

yes…………
grande panorama. A serie anterior já foi mt boa e esta realmente promete.

Daniela Graça said...

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=7b12127481afe24e53c7f6e176a03e91

O grafismo nos jornais do Porto Primeiro doutoramento em design na FBAUP

O primeiro título de doutoramento em Design foi atribuído ontem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.
O consagrado foi o designer e professor Eduardo Aires, que é docente da mesma faculdade e que prestou provas com a tese intitulada «A estrutura gráfica das primeiras páginas dos jornais O Comércio do Porto, O PRIMEIRO DE JANEIRO e Jornal de Notícias. A Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto congratula-se em comunicado com a aprovação, salientando que a “dissertação foi unanimemente aprovada por um júri composto, entre outros, pelos investigadores da área do Design Jesus Canga Larequi (Universidad del País Vasco), Vasco Branco (Universidade de Aveiro) e Paulo Silva Dias (Universidade do Minho)”.

As soluções dos jornais
A tese estudada por Eduardo Aires parte de uma análise comparativa das soluções gráficas adoptadas nas primeiras páginas dos três diários portuenses, durante o período histórico vasto, compreendido entre o início da publicação de cada um dos jornais – ainda no século XIX – e o final do século XX.
Tendo em conta as balizas cronológicas adoptadas como base de estudo, a investigação decorreu em quatro níveis distintos: o logótipo, a estrutura de grelhas, a textura gráfica da notícia e os trilhos da composição gráfica. Segundo o comunicado, “para desenvolver a sua pesquisa, o autor da tese concebeu uma metodologia própria, assente em esquemas de análise gráfica.”
Aires chegou à conclusão de que, graficamente, os três diários do Porto percorreram cinco fases evolutivas, determinadas não só pela evolução das técnicas tipográficas como pelas mudanças de autores das primeiras (tipógrafos, chefes de redacção, maquetistas e, por fim, os designers). E concluiu que a imprensa diária portuense conheceu períodos de mimetismo.

playout said...

Gostei da notícia Daniela, mas só não percebi porque é que a puseste aqui (o único problema é apenas e só a falta de visibilidade).

Boas entradas em 2007 para todos, e consequentes saídas de 2006.

playout said...

Btw: Confirma-se mesmo, o Andrew Howard esmerou-se desta vez.

E já agora, parabéns também para ele, finalmente tem o site online: http://www.studioandrewhoward.com

 

Grafikx · grafismos e afins © 2008 · Made in Portugal (♥)