2007-02-09

Último Y, último round.

Hoje, o Y acaba. E perdoem-me o registo mais pessoal, sinto-me um pouco como se ao Calvin faltasse o Hobbes. Sinto que um velho amigo se vai embora. Que se reformou. Seria injusto falar de outra forma do Y. Por vários motivos. Primeiro porque faço o seu design desde o seu início (há cerca de seis anos), e trezentas edições depois, até na última, não me senti farto de o fazer. Acho que este post serve sobretudo para isso, partilhar com outros designers como foi excepcional participar num projecto que foi sempre crescendo e melhorando todas as semanas. Depois, porque é extraordinário ter participado na publicação mais premiada em Portugal, com prémios na SND- society for news design (a mais prestigiada associação de design editorial) com ouro, prata, award of excelence e juri’s special recognition (na edição ibérica também), troféus no clube de criativos de Portugal, e troféu briefing em design editorial e ilustração/ composição fotográfica, (em vários anos consecutivos, o que nenhuma outra publicação conseguiu). Ao todo com cerca de 100 prémios em apenas 6 anos.
Confesso não acreditar que, por mais anos que trabalhe em design, outra coisa se torne tanto o meu reflexo como o Y. Numa altura em que crescem as angústias de designers decepcionados com a sua profissão, fazer este suplemento foi exactamente o oposto, foi um enorme privilégio.
E, pensando bem, não poderia mesmo ter sido melhor.

4 comments:

Anonymous said...

O Y vai fazer falta...

Raquel Santos said...

é com mta paena que me despeço do Y, vou guardar este último exemplar para mais tarde recordar...
parabéns por estes 6 anos de design editorial fantástico

bj

Anonymous said...

É bom ver alguém a falar assim desta profissão!!!
O Y era realmente uma boa cena.

Unknown said...

Sim, o Y era mt bom, e por muito que o ípsilon tente não será nem parecido. Percebo o que dizes, e eu como Designer que tb ajudou a fazer o Y, embora que por pouco tempo tb já tenho saudades... Abraço.

 

Grafikx · grafismos e afins © 2008 · Made in Portugal (♥)