2006-04-18

O passaporte do designer | Fancy passport

Foi lançado hoje, com toda a pompa e circunstância, o novo Passaporte da República Portuguesa, numa actualização à anterior versão datada de 2001.

Este evento poderia passar ao lado do comum dos mortais designers, não fosse o facto de que, na minha limitada cultura de impressos/documentos/modelos burocráticos, este é o primeiro documento oficial a ser elaborado por um desiger de carreira e não no Word do Acer-Toshiba da filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros ou no Tsunami Navegante do filho do cunhado do Ministro da Administração Interna.

Desta feita foi endereçado o convite ao Designer Henrique Cayatte que teve a seu cargo a concepção do novo documento. Independentemente da escolha poder ter sido de ignorante inconveniência: "Quem é mesmo o gajo mais conhecido nessas coisas do design aqui em Portugal?" - José Sócrates, certo é que há que louvar a preocupação existente em entregar o seu a seu dono, que é como quem diz, o design aos designers, ou pelo menos a um deles.

Acabado de ver a notícia não consegui ainda apanhar uma fotografia ou reprodução do dito cujo mas deixo-vos com a maçadora e aborrecida página do Portal do Governo com a transcrição da Resolução do Conselho de Ministros n.º 154/2005

texto/seca

Em jeito de adenda, o facto de não ter conseguido encontrar imagens do dito documento só pode provar uma de duas coisas: ou eu sou péssimo a pesquisar na Internet ou ninguém teve a iluminação suficiente para fazer uma actualização no website do SEF ou do Ministério da Administração Interna, com tão retumbante novidade.

Numa altura em que os órgãos de soberania apelam com insistência para que o povo seja empreendedor faz pensar o facto de que o próprio estado não o é. Acredito portanto que os 3000 e tal euros que alguém deve receber para prestar consultoria na definição de conteúdos web para a área dos passaportes são plena, perfeita e liminarmente justificados.

Coisas do Simplex, coisas do sistema, coisas do Portugal... perdão... coisas de Portugal.

Post Scriptum: Desculpem o testamento, mas à falta de uma imagem impõem-se as mil palavras...

[EDIT]
Afinal parece que sempre se fez qualquer coisa quanto à apresentação do passaporte, pena é que não tenha sido publicitado nos órgãos oficiais. Aqui fica a confirmação da minha incapacidade de fazer pesquisas consistentes e também o website do passaporte (dica: Anonymous - Ver comments).



Website Passaporte Electrónico Português


Gosto particularmente do perú. Dá um ar extremamente nacionalista à coisa... Desculpem, afinal é uma pomba... igualmente nacionalista. "Nós vimos em paz" disseram os navegantes ao chegar ás ex-colónias...



[+]

Hello you humble foreign blog visitor!

In case you wondered what all the fuss above was, it was about the new Portuguese Republic Passport. If you also wondered if we have such thing, the answer is yes, we do!

So the short version of the post is: new passport / cool designer did it / a premiere for sure / government all exited with it / can't find images anywhere / not even in the government pages / conclusion? Portuguese bureaucracy sucks!

Have a nice and pleasant day! :-D

5 comments:

Raquel Santos said...

a mentalidade dos portugueses parece estar a mudar... mas ainda longe da realidade... é com grande satisfação que vejo esta novidade, afinal não é todos os dias q vemos um documento tão importante como este passaporte a ser criado por um colega de profissão... não falta muito tb vão convidá-lo a desenhar os novos passes para os STCP

bjs

Anonymous said...

Imagens do novo passaporte:
http://www.pep.pt/

Os conteúdos do site são de muito má qualidade!
Descubram!

Anonymous said...

LOL
Vejam o video de apresentação do "design"...

Dizem eles que foi feito pelos ARTISTAS Henrique Cayatte e Júlio Pomar (ok, o último é artista, o 1º já se insere noutra categoria profissional...)

Ass: Alguém com preguiça de fazer login...

Anonymous said...

CAra malta do design, pelos vistos não vos passa pelos neurónios uma coisa óbvia: se não há fotos do pep é por razões de segurança.
O website do PEP é feito por profissionais, a equipa que conduz o processo também está cheia deles. Tem imagens que sugerem mas não mostram o PEP.
Caiam na real: não é por acaso, nem é tonto.Na altura própria, se verá...

João Oliveira said...

Razões de Segurança?!.. Ah! Claro! Podíamos aproveitar as imagens da net de altíssima qualidade para começar já a falsificar o precioso documento, ou talvez, quem sabe, numa manobra inédita de espionagem industrial, copiar o layout e vendê-lo a um governo estrangeiro pela melhor oferta. Peço desculpa pelos meus neurónios andarem a dormir...

 

Grafikx · grafismos e afins © 2008 · Made in Portugal (♥)